"Um blog para esquecer, ou talvez não"

16 de fevereiro de 2021

A Estação de General Torres tem muito melhores condições que a das Devesas mas mesmo assim os principais comboios, (o Alfa e o Pendular) não param lá.


Há coisas que não dá para entender. Lembro-me bem do Apeadeiro de General Torres, há sessenta e tal anos, muito mal amanhado, sem um mínimo de condições, resumia-se a um cais de embarque que era um passeio ao lado da linha, uma casinha com uma bilheteira no rés do chão e habitação talvez de um funcionário no primeiro andar. A linha cruzava com a Rua General Torres e por isso tinha umas cancelas que o funcionário fechava e abria a cada passagem do comboio.

Na Década de 1990, o Gabinete do Nó Ferroviário do Porto iniciou o projecto para a alteração ao traçado da Linha do Norte e a construção da Ponte de São João, que incluiu a modificação da estação de General Torres. Com efeito, a última empreitada deste projecto foi a construção da estação de General Torres, concluída em inícios de 1994.

Nasceu uma estação moderna com instalações perfeitas, com bons acessos, bastante funcionais bem servidas de transportes com Metro, autocarros e camionetes para todo o lado.

Dir-se-ia que a Estação das Devesas devia passar a apeadeiro e passar a de General Torres a principal.

Afinal passados 27 anos continuam a não parar os Alfas e Pendulares na General Torres, só os regionais é que lá param. Gastou-se uma fortuna na nova estação para estar praticamente ao abandono e a deteriorar-se a olhos vistos. Portugal no seu melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário