15 de dezembro de 2011

A chulice musical


Já todos sabemos que há grandes indústrias e impérios construídos ao longo das décadas, que agora culpam a internet como sendo o "fim do mundo", e que - talvez ainda mais incrivelmente - até consideram normal passar a tratar os seus clientes como criminosos: como poderá atestar qualquer pessoa que decida comprar um DVD, Bluray, CD, jogo, etc. para ser imediatamente brindado com clips a dizer que copiar é crime, e que para nos ajudarem até vão "infectar" aqueles sistemas de DRM que apenas servem para que os legais compradores nem sequer possam usufruir do que compraram da forma que muito bem entenderem.

Mas, pior que estar a ser roubado... é estar a ser roubado e nem sequer se poder fazer queixa. E é infelizmente esse o caso em que se encontram aquelas empresas que se tentam adaptar aos tempos modernos e a reponder às novas necessidades dos utilizadores.

Empresas como o Spotify ficam amordaçadas pelos contratos abusivos impostos pelas gigantes da indústria discográfica, mas que alguns mais corajosos começam a revelar. E o panorama... é mesmo de extorsão completa!

Entre as cláusulas comuns neste tipo de contratos estão coisas como:
1) Pagar o valor máximo de: pagar X cêntimos por cada música ouvida; ou Y cêntimos por cada cliente; ou percentagem sobre os lucros da empresa
2) Pagar esses valores adiantados (por exemplo, 1 ou 2 anos de serviço planeado) mesmo que depois não tenham clientes - mas claro, se houver mais clientes que o estimado, recebem igualmente mais por isso.
3) Direito a participação na empresa
4) Ter automaticamente acesso às mesmas condições (melhores) que negociarem com qualquer outra empresa
5) Não poder falar sobre nada disto publicamente

... Felizmente.. as coisas vão mudando... e só falta a próxima geração de "grandes artistas" (independentemente da sua qualidade musical), começar a optar pela distribuição directa, recebendo directamente das "stores" - à semelhança do que acontece com os developers de Apps. Afinal... basta que façam as contas... será que há algum artista que actualmente receba 70% dos lucros gerados pela sua música?...

daqui

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